Como fazer o curso de técnico em enfermagem de graça?

Enfermagem é um dos cursos da área de saúde mais requisitados. O principal motivo é o amplo mercado de trabalho. Pode ir desde serviços particulares como cuidador de pessoas com necessidades especiais até em grandes hospitais como auxiliar cirúrgico. Para quem se interessa pela área uma opção é um curso técnico de enfermagem, que pode ser feito gratuitamente. Saiba mais a seguir.

Como funciona um curso técnico de enfermagem?

Enfermeiro é um profissional auxiliar em diversos procedimentos médicos. Não pode consultar pacientes ou prescrever medicamentos, por isso seu cargo é apenas de auxiliar de profissionais de saúde devidamente registrados para serem médicos. 

Mas o enfermeiro possui muitas responsabilidades. Dentre elas está os procedimentos laboratoriais como coleta de sangue e secreções, dentre outros. Também ministra medicamentos e por isso possui conhecimentos em farmacologia.

Técnico e graduação em enfermagem são diferentes mas exercem funções muito semelhantes. O grande diferencial da graduação é permitir especializações que acabam por alavancar a carreira em outros cargos. Por exemplo: para ser instrumentador é necessário especialização e isso só é possível para quem fez a graduação. 

O técnico possui dois anos de duração e a graduação quatro anos. Mas quando se trata em atendimento ao paciente nada muda. As funções são iguais. Os salários, contudo, divergem. Valorizam o período a mais de estudo do graduado o enfermeiro com graduação possui um piso salarial um pouco maior em comparação com o técnico.

Onde fazer curso técnico de enfermagem de graça

Interessados em fazer um curso técnico de enfermagem possuem à disposição muitas escolas e centros de ensino. Mas se não há como custear a mensalidade temos algumas opções para cursos técnicos de enfermagem de graça. São elas:

Pronatec 

O programa governamental oferece em parceria com escolas técnicas de todo o país vagas em cursos técnicos de diversos segmentos. 

As Inscrições pronatec 2018 são para quem possui renda familiar de até dois salários mínimos ou está desempregado. São gratuitas e ofertam vagas com material didático incluso e certificação válida pelo MEC. Não há prova de avaliação, apenas análise de dados cadastrais. 

Senac Gratuidade

É uma opção para quem mora próximo a uma unidade do Senac. As vagas são para cursos técnicos para turnos da manhã, tarde e noite. As inscrições podem ser feitas diretamente nas unidades de ensino. Por lá informam se há vagas e atualizam os dados. 

Mais uma vez as oportunidades são apenas para quem possui renda familiar de até dois salários mínimos ou esteja desempregado. Tudo deve ser comprovado com documentos. São vagas em todo o Brasil sujeitas à disponibilidade. Não há prova de avaliação, apenas análise de dados cadastrais. 

Há ainda opções como bolsas de estudos fornecidas por instituições privadas de ensino. Uma dica é procurar a escola do seu interesse e se informar se há vagas para bolsas e como funciona. Até mesmo faculdades e universidades fornecem bolsas de estudo para bons colocados no Enem ou interessados em planos de estudo dentro de suas instituições para pesquisa. 

 

Alguma Dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *