Pronatec 2016: Inscrições, Vagas, Expectativas

Um dos programas do governo que mais tem sido buscado pela população é o PRONATEC 2016 (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), isso por que por meio dele é possível fazer cursos de qualificação de forma gratuita e com qualidade de ensino. Para saber mais sobre o  PRONATEC 2016 acompanhe o post com as informações mais importantes do programa. 

1

O PRONATEC 2016 traz cursos técnicos e de qualificação profissional de forma gratuita para aqueles que possuem uma baixa renda, são vários os cursos disponíveis e você pode saber mais sobre eles a seguir.

PRONATEC 2016

Criado no ano de 2011 o programa PRONATEC surgiu da iniciativa que visava qualificar aqueles que possuíam desejo de se aprimorar porém não possuía renda para custear um curso. Aqueles que realizam um curso pelo PRONATEC 2016 além de obter o beneficio de fazer um curso gratuito ainda terá direito a um certificado além das oportunidades de crescimento profissional que surgiram.

Pronatec-RJ-2015.-Vagas-e-inscrições-03

Os cursos oferecidos pelo PRONATEC 2016 englobam ainda mais de 400 áreas de conhecimento, assim são oferecidos cursos de variados nichos.

Os cursos acontecem em parceria com instituições públicas e também privadas, sendo algumas delas:

  • SENAI;
  • SENAC;
  • SESI;
  • SENAR;
  • SENAT;
  • Escolas Públicas e Municipais;
  • Entre outros.

Cursos-gratuitos-pronatec-2015

PRONATEC 2016 – Inscrições

As inscrições para o PRONATEC 2016 podem ser realizadas de 2 maneiras, sendo online através do site do PRONATEC no endereço http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/, ou presencialmente na unidade parceira onde o curso ocorrerá em sua cidade, lembrando que citamos acima algumas dessas unidades parceiras.

Sem título

Ao se dirigir a uma das unidades de sua cidade para fazer a sua inscrição no PRONATEC 2016 não se esqueça de ter em mãos os seguintes documentos que serão necessários para realizar a inscrição:

  • RG: original e cópia;
  • CPF: original e a cópia;
  • Foto 3×4 recente;
  • Comprovante de residência (atual);
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de matrícula do ensino médio.

pronatec-inscrições-1024x371

PRONATEC 2016 – Vagas

Todo ano o número de vagas para os cursos do PRONATEC aumentam, isso porque a demanda tem crescido e também o número de instituições parceiras .

Assim a expectativa é que no PRONATEC 2016 sejam investidos um valor médio de R$14 bilhões de reais que serão usados para trazer mais cursos de qualidade para várias regiões do Brasil. Com esse investimento do Governo no programa PRONATEC 2016 o número de vagas para os cursos podem chegar a 8 milhões, o que aumenta as chances para que mais pessoa possam se especializar.

Pronatec-2016-Recife-PE-02

PRONATEC 2016 – Cursos

Para o PRONATEC 2016 as vagas serão divididas entre os cursos que serão ofertados, entre eles existem em média 200 vagas para cursos técnicos e mais de 640 vagas que serão para os cursos de qualificação profissional.

Os cursos do PRONATEC 2016 acontecem em mais de  3.100 municípios pelo Brasil, para que assim mais pessoas tenham a oportunidade de fazer o seu curso pelo PRONATEC.

Para saber quais cursos estão disponíveis na sua cidade basta ir a instituição parceira onde ocorreram os cursos e então será possível ter acesso a lista de cursos oferecidos.

pronatec

Alguma Dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *