Prouni 2016: Inscrições, Datas

O PROUNI (Programa Universidade Para Todos) é mais uma das maneiras que os brasileiros possuem para ingressar em uma universidade. Todo os anos milhares de pessoas se inscrevem no programa e agora muitos já começam a pensar no PROUNI 2016. O PROUNI 2016 será uma nova oportunidade para muitos estudantes, e para que você saiba mais sobre datas e inscrições acompanhe o post a seguir.

PROUNI 2016

PROUNI 2016

O Prouni foi desenvolvido pelo Governo Federal em 2004 com a intenção de proporcionar bolsas de estudos em universidades para os estudantes que realizam o Enem e atendem os requisitos. Vamos então ver como participar do PROUNI 2016. Conheça mais um programa do Governo Federal o PRONATEC 2016.

PROUNI 2016

Muitos alunos recém formados no ensino médio procuram realizar as provas do ENEM com o intuito de se inscreverem no Prouni, visando conquistar uma bolsa de estudos em uma universidade particular ou até mesmo pública.

Os alunos que fizeram o ENEM 2015 poderão participar do PROUNI 2016, e assim estarão concorrendo a bolsas integrais ou até parciais. Para conseguir uma bolsa de estudos pelo Prouni o principal item analisado é a nota do aluno no ENEM.

Inscrições-ProUni-2016-começam-em-Janeiro

Para que o candidato possa se inscrever no PROUNI 2016 será necessário que ele alcance no mínimo uma nota de 450 pontos nas provas do ENEM e não tenha zerado a sua redação. Ainda é requisito que o candidato seja brasileiro e esteja em seu 1° curso superior.

PROUNI 2016 – Datas

O PROUNI 2016 inicia o seu processo seletivo no começo de 2016, a partir da 2° quinzena do mês de Janeiro as inscrições se iniciam, e são realizadas integralmente pela internet. O processo seletivo para os inscritos deverá ocorrer após a data de encerramento das inscrições do SISU, como ocorreu nos anos anteriores.

As inscrições são feitas através de um formulário que é preenchido no site oficial do programa, mantendo a atenção para que não ocorra erros no preenchimento do formulário, pois esse fator pode desclassificar o candidato.

Ainda para se inscrever o candidato precisará ter em mãos o número da sua inscrição e senha do ENEM 2015, por isso é importante manter esses dados guardados.

Prouni-Vagas

O período para adesão e emissão de Termo Aditivo ao processo seletivo do Prouni 2016 referente ao primeiro semestre de 2016 será do dia 16 de novembro de 2015 até o dia 4 de dezembro de 2015 segundo informações do site oficial no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/destaques/1-destaque

Ainda nesse endereço é possível consultar o edital PROUNI N°33.

PROUNI 2016 – Inscrições

O órgão responsável pela divulgação do cronograma com as datas e o edital do PROUNI 2016 é o MEC, e nesse edital estarão todas as datas oficiais para o programa.

Para se inscrever o candidato irá acessar o site do PROUNI no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/ e preencher o formulário de inscrição, neste momento tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Número de inscrição do ENEM 2015;
  • Senha do Enem 2015;
  • CPF;
  • RG.

prouni-arquitetura-580x330

Depois dessa 1° etapa da inscrição o candidato deve escolher até 2 opções de cursos para concorrer a bolsa e finalizar a inscrição.

O sistema calcula a média do candidato de acordo com suas notas obtidas no ENEM e então as compara com as notas de corte do curso escolhido, assim é estipulado se o candidato está ou não aprovado pelo PROUNI 2016.

4 Comments

  1. suelen
  2. suevalda Ribeiro de Santana Silva

Alguma Dúvida? Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *